Menu

Ofertas

Nós ligamos para você E-commerce de Peças

E-commerce de Peças

Contato

19-06-2020

Carro parado, cuidado dobrado!

Reunimos aqui algumas dicas de como tratar seu veículo durante a quarentena e na hora de ligá-lo, tempos depois


A pandemia de Covid-19 força, não só pessoas, a ficarem em casa. Na garagem, muitos carros também estão parados e a falta de uso é um grande inimigo do automóvel. O veículo tem componentes internos que podem ser comprometidos pelo tempo de inércia e pela exposição a agentes naturais. Temos aqui diversas dicas orientando-os de como cuidar do seu carro durante a quarentena, bem como o que deve ser observado assim que ela acabar e para você poder dirigir por aí assim que a situação normalizar-se.
BATERIA

DURANTE a pandemia da COVID-19 devemos observar a Idade do veículo:

A) Se for VEÍCULO MAIS ANTIGO (10 ANOS OU MAIS), considere a retirada da bateria se ele for ficar realmente parado por um período; nesse caso recomenda-se tirar a peça, para evitar fuga de corrente - seja por instalação malfeita, cabo descascado ou mesmo conexão oxidada. Neste caso, desconecte primeiro o pólo negativo e depois, o positivo.
B) De outro lado, se for o caso de VEÍCULO MAIS NOVO (MENOS DE 10 ANOS), não deve ser considerada a retirada da bateria, pois os veículos mais recentes tem baterias seladas e recebem um banho metálico de proteção nos terminais. Portanto, não é necessária a retirada do equipamento, mas recomenda-se ligar o carro pelo menos uma vez por semana para evitar danos à bateria, o que acarretaria na redução de capacidade de recarga da peça.
APÓS a pandemia da COVID-19: Se o seu carro é mais antigo e você retirou a bateria, faça o inverso quando for religá-la: conecte primeiro o pólo positivo.
MOTOR
DURANTE a pandemia da COVID-19: Se seu carro fica estacionado ligue o motor pelo menos uma vez por semana e, se possível, rode com ele por uns dez minutos, nem que seja dentro do condomínio para que o óleo percorra todas as partes do motor e assim agite todo o sistema de lubrificação e recarregue a bateria, conforme explica o engenheiro Edson Orikassa, vice-presidente da Associação de Engenharia Automotiva (AEA).
PNEUS
DURANTE a pandemia da COVID-19: Mantenha os pneus com a calibragem máxima permitida pelo fabricante, essa informação você encontra no Manual do Proprietário ou em adesivos na tampa do porta-luvas ou dobradiça das portas. Evite deixar o carro na mesma posição sempre, mude-o pelo menos a cada 10 dias para que a borracha do pneu não se deforme formando o “pneu quadrado”, o que pode comprometer a segurança e gerar desbalanceamento da roda e trepidação do volante em altas velocidades.
APÓS a pandemia da COVID-19: Não se esqueça de RECALIBRAR O PNEU NA PRESSÃO ADEQUADA PARA RODAGEM.
TANQUE DE COMBUSTÍVEL
DURANTE a pandemia da COVID-19: A dica é MANTENHA O TANQUE CHEIO DE COMBUSTÍVEL, impedindo a permanência de ar no reservatório. Se for gasolina, dê preferência à premium - de alta octanagem ou aditivadas, já que elas têm agentes antioxidantes que a gasolina comum não tem. Lembre-se também de que a gasolina pode estragar. Por isso, ligue o motor e dê umas voltinhas com seu carro para movimentar o combustível no tanque. No caso dos veículos à diesel, há uma preocupação extra, pois o combustível tem uma porcentagem de biodiesel, um material “vivo” que, muito tempo parado, pode ocasionar a proliferação de bactérias, por isso recomenda-se, ainda, que o modelo à diesel não fique exposto ao sol. Dê uma voltinha com seu veículo ao menos 1x semana, assim o diesel volta aquecido para o tanque e acaba diluindo essas microbactérias.
APÓS a pandemia da COVID-19: Se o seu carro tem aquele tanquinho de gasolina para partidas a frio e ficou parado por mais de um mês ou fica em uma região com temperaturas sempre acima de 20 graus, o ideal é trocar o combustível. Ele pode ter oxidado. Desconecte a magueira, esvazie o recipiente e coloque gasolina nova.
O QUE VOCÊ GOSTARIA DE LER AQUI? AJUDE-NOS, PARTICIPE!!!
Para 1ª Quinzena de Julho, teremos dicas: FREIO / RADIADOR e AR CONDICIONADO.
E na 2ª Quinzena de Julho, teremos dicas: LIMPADOR DE PARABRISA e PINTURA.

Solicite um serviço

Olá .

Sua Mensagem foi recebida com sucesso!

Em breve entraremos em contato

Preencha o Formulário

Olá .

Sua Mensagem foi recebida com sucesso!

Em breve entraremos em contato

Solicite uma loja

Solicite esta oferta

Olá .

Sua Mensagem foi recebida com sucesso!

Em breve entraremos em contato