Menu

Ofertas

Nós ligamos para você E-commerce de Peças

E-commerce de Peças

Contato

31-12-1969

Tudo sobre motores!

Conheça os diferentes tipos de motores e como suas tecnologias influenciam na manutenção do seu carro!


“Joia da engenharia!” É bem provável que você já tenha ouvido esse termo em algum lugar quando o assunto é motor.

 Indiscutivelmente, é notável que os conjuntos mecânicos dos automóveis evoluem demais, até como uma estratégia de sobrevivência das montadoras frente às severas normas ambientais. As engenharias, obviamente, lançam mão de dispositivos e tecnologias na corrida frenética pela eficiência energética. É um tal de colocar variação de fases no motor, turbinas, compressores mecânicos, sistemas de injeção direta... Isso sem falar nos modelos híbridos e pura- mente elétricos. Mas e a outra ponta? O que esses propulsores e suas soluções acarretam em manutenção e cuidados extras? Veja abaixo vários tipos de motores existentes e no que eles pedem aquela atençãozinha especial.

CICLO OTTO ASPIRADO: É o mais comum e usado no Brasil. Por isso mesmo, é o que traz maior facilidade de manutenção, tanto em acesso como em custo para peças e mão de obra.

De qualquer forma, requer manutenção regular conforme o Manual do Proprietário, em especial para trocas de óleo, filtros e mangueiras.

A ETANOL x A GASOLINA: A gasolina oferece menor degradação do lubrificante e consegue ter intervalo maior de trocas, pois o etanol acaba se diluindo um pouco no óleo. Por outro lado, o nível de carbonização do cárter é muito maior nos motores puramente a gasolina do que nos 100% movidos a etanol. “Isso não é mais um problema tão grande com os motores flex hoje em dia", diz Everton Lopes da Silva, mentor de Tecnologia da SAE Brasil.

CICLO ATKINSON: Comparado ao Otto, os motores Atkinson trabalham com a abertura e o fechamento das válvulas de forma antecipada ou tardia, dependendo do projeto. É uma forma de o conjunto trabalhar com uma taxa de compressão efetivamente menor. É raro no país - o Toyota Corolla híbrido flex se vale de um motor Atkinson. A manutenção segue a do ciclo Otto.

Matéria escrita por Fernando Miragaya à Revista 4 Rodas.

 

Mas calma, não acabou ainda! Logo postaremos sobre os outros motores que ficaram faltando aqui ;)

Solicite um serviço

Olá .

Sua Mensagem foi recebida com sucesso!

Em breve entraremos em contato

Preencha o Formulário

Olá .

Sua Mensagem foi recebida com sucesso!

Em breve entraremos em contato

Solicite uma loja

Solicite esta oferta

Olá .

Sua Mensagem foi recebida com sucesso!

Em breve entraremos em contato